quinta-feira, 18 de junho de 2015

POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DE TRINDADE - PE






A Educação do Campo do município de Trindade passa por um momento importante na aquisição de direitos, na consolidação das ações do Plano de Ação da Coordenação, no debate sobre a discriminação do homem e a mulher camponesa, na igualdade de tratamento dado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação e, ao mesmo tempo, na diferença das especificidades das salas de aula. No entanto, é preciso melhorar muito ainda, diante do conceito de qualidade que temos e que queremos para todas as escolas, respeitando as dificuldades financeiras do Poder Público Municipal em atender a demanda emergente, mas principalmente, discutindo as necessidades do ponto de vista de que os direitos foram adquiridos e precisam ser assegurados o quanto antes, frente ao atraso de anos de exclusão, sofridos pela população do campo.

         São inúmeros os avanços no período de 2013 a 2015, o que significa dizer que estamos no caminho certo para a construção de uma educação de qualidade, desde que estejamos atentos para o acompanhamento pedagógico permanente, visando às particularidades de cada escola e comunidade, diagnosticando problemas e agindo para resolução dos mesmos em parceria com a família, a comunidade, associações, sindicatos e os órgãos competentes.

O investimento na infraestrutura das instituições de ensino localizadas no campo é fundamental para possibilitar melhores condições de trabalho, afirmando um novo olhar para esses habitantes, contribuindo para a melhoria do ensino-aprendizagem e aumentando a autoestima do educando, do educador e da comunidade. Além disso, para o alcance de uma educação emancipatória onde as relações sejam construídas com base na colaboração mútua e nos princípios da responsabilidade, da produção e do respeito às diferenças para a formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade, é preciso uma organização do trabalho pedagógico que permita a cooperação entre os professores e estudantes, através dos coletivos educacionais.

         Na medida em que comemoramos as conquistas, temos conhecimento dos desafios e das possibilidades que permeiam a educação do campo na Capital do Gesso. Tornar as escolas mais bonitas, vivas e inclusivas não parece uma utopia, tendo em vista o que já foi feito em tão pouco tempo e o que pode ser feito em um futuro próximo com o empenho e o trabalho árduo de todos que fazem a gestão municipal, as comunidades escolares e a sociedade trindadense como um todo.


Trindade, 20 de maio de 2015.


Marcos do Nascimento Silva
Membro da Coordenação de Educação do Campo
    Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos












Baixe o texto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário